Respostas às dúvidas

Pergunta: "Quando uma pessoa fica obesa é só por causa do açúcar a mais ou também outras substâncias que também provocam a obesidade?"

Resposta: Uma pessoa é considerada obeso quando o seu índice de massa corporal atinge um determinado valor, valor este que dependo do sexo, da massa do corpo e da altura da pessoa. O que faz com que uma pessoa chegue a esse estado, é a falta de exercício físico, consumo excessivo, principalmente, de gorduras e de açucares. A parte genética também tem alguma influência. Deve dar preferência, na sua alimentação, ao consumo de sopa, legumes e frutas.


 
Pergunta: "Como esquecer  um  ex-namorado  que nos marcou muito e ainda o amamos muito?"

Resposta: É difícil esquecer alguém que se ame muito! Mas quando amamos e não há reciprocidade não vale a pena apostar, pois estamos a sofrer e a fazer sofrer aqueles que convivem todos os dias connosco. Duas pessoas só conseguem ser felizes quando se amam mutuamente. Não podemos forçar aquilo que acontece naturalmente. Provavelmente ainda sois muito novos para terem uma relação madura. Liberta-te e pensa que se houver alguma química entre vocês virá a manifestar-se mais tarde quando já tiverem ultrapassado a fase dos "namoritos". Pensa: " SE ELE NÃO ME AMA ENTÃO NÃO ME MERECE" !...



Pergunta:"Quando nascem gémeos, como é que eles entram no óvulo?"

Resposta: Depende se são gémeos falsos ou verdadeiros. Se são verdadeiros um espermatozóide fecunda um óvulo e a partir daqui o óvulo divide-se e dá origem a dois indivíduos geneticamente idênticos. Se se trata de gémeos falsos temos dois óvulos sendo cada um fecundado por um espermatozóide, originando dois indivíduos geneticamente diferentes- gémeos falsos.


Pergunta:"Em que idade vem o periodo?"

Resposta: Não há idade fixa para uma rapariga ser menstruada. Cada corpo tem um desenvolvimento diferente do outro. O mais normal é a menina ser menstruada entre os 12 a 14 anos. Mas isto não é de forma alguma regra. Pode acontecer antes dos 12 anos e depois dos 14 e ser prefeitamente normal.


Pergunta:"O que se faz se o rapaz de quem gostas chama-te p****, e esses nomes?"

Resposta: Toda e qualquer pessoa que conviva connosco não tem o direito de ser mal educado ou de insultar outra pessoa. O que ele te disse é muito feio. Se gostas mesmo dele tens de  explicar-lhe que esse tipo de atitude não é mais correta e tentar que ele mude o seu comportamento, pois este tipo de situação é considerado violência verbal - BULLYING.


Pergunta:"Fumar prejudica a nossa saúde?"

Resposta:Todos nós sabemos que o tabaco prejudica grandemente a nossa saúde. Interfere a nível do coração, dos pulmões, do sistema nervoso entre outros. Repara o que acontece aos dentes dos fumadores, são amarelos, escuros, feios. Repara na vóz dos fumadores como é diferente da das pessoas que não fumam. Provavelmente já viste os nossos avós a fazerem chouriços; colocam-nos ao fumo para secarem e eles ficam com aquele aspeto escuro e mirrado. Agora pensa nos pulmões dos fumadores que estão constantemente num "fumadouro", não podem estar saudáveis! Nunca experimentes! Pois terás dificuldade em controlar a situação. Sê livre e saudável!!!


Pergunta:"O que é a Obesidade?"

Resposta:A obesidade consiste na presença de gordura em excesso que resulta da ingestão de uma quantidade de alimentos superior às necessidades energéticas do organismo. A obesidade pode ser definida com base no peso corporal, índice de massa corporal ou percentagem de massa gorda corporal. Considera-se excesso de peso quando o valor do índice de massa corporal (IMC) está compreendido entre 25-27Kg/m2 e obesidade quando este valor é superior a 30Kg/m2.
Se tiveres duvidas, podes falar com o teu professor de educação física, professora de ciências ou a coordenadora do projeto saúde.


Pergunta:"Quantas peças de fruta devemos comer por dia?"

Resposta:O recomendado são 5 peças de fruta por dia. Mas não faças batota, pois cinco moranguitos não consideramos cinco peças! Opta sempre por uma maçã, uma banana, uma pêra, uma laranja, 5 a 6 morangos, um pêssego ou outros. Dá preferência sempre à fruta da época e se possível biológica, sem aditivos, do teu quintal, pois é uma forma de minimizar custos em tempo de crise! Se tens problemas de obesidade, deves comer a fruta 10 minutos antes da refeição.



Pergunta:"Como emagrecer?"

Resposta:Não há receita universal para uma pessoa emagrecer. Cada caso é um caso! Depende da idade, do peso, da altura, se existem ou não problemas de saúde a outros níveis e só depois o nutricionista recomenta uma dieta para o paciente. No entanto se queres emagrecer deves evitar o consumo de gorduras- fritos, queijos gordos, pizzas, comidas de fast food; açucares - chocolates de leite, pipocas, rebuçados, refrigerantes entre outros. Come mais frutas, mais legumes, iogurte, pão, dá preferência à manteiga de soja e azeite. Não esqueças que o exercício físico é muito importante para uma vida saudável e ajuda a transformar o tecido adiposo (gorduras) em massa muscular e assim ficas mais bonito(a)!



Pergunta: "Queria saber o que fazer para conquistar uma rapariga..."

Resposta:Conquistar é adquirir influência sobre alguém, seduzir, aproximar...
Tudo na vida exige de nós entrega, dedicação e compromisso. Só é possível aproximarmo-nos de alguém quando esse alguém vê em nós um ser humano com atitudes e valores que correspondam às suas exigências.
Devem ser educados, humildes, dóceis e revelarem os sentimentos através da amizade... de pequenas atitudes que demonstrem carinho, tais como a oferta de uma flor, de um chocolate, a ajuda num trabalho de casa, na escola, entre outros.



Pergunta: "Há uns dias atrás eu perdi uma máquina e tinha no cartão de memória fotografias da minha família.
Tenho medo que a encontrem e vejam as fotos e tentem fazer alguma coisa de mal. O que devo fazer?"


Resposta:Em primeiro lugar, deves dirigir-te às autoridades, para o caso de alguém ter entregue a máquina.
Em relação às fotos do cartão, penso que não te deves preocupar... se alguém ficar com a máquina, o mais provável é que apaguem as fotos de seguida.
No futuro, tenta ter mais cuidado com os teus valores e tirar as fotos do cartão com regularidade.



Pergunta: "Como se sabe que se está com o período?"

Resposta: O chamado "período" ou menstruação ocorre porque o endométrio (a camada que reveste o útero), que estava preparado para receber o embrião, se desprende, provocando uma hemorragia.
A primeira menstruação, também chamada "menarca" ocorre normalmente entre os 11 e os 16 anos de idade. Não se pode saber o dia exacto em que acontecerá, mas existem alguns sinais que podes observar. Entre estas idades podes notar uma mudança no teu corpo, que passa pelo crescimento dos seios, bem como dos pêlos na zona púbica. Também começarás a notar na tua roupa interior um fluido esbranquiçado - é o fluxo vaginal. Aproximadamente um ano após estas mudanças, é muito provável que tenhas a tua primeira menstruação.
Saberás que estás com o período quando surgir uma pequena mancha de sangue na tua roupa interior.
Nos primeiros dois anos, a menstruação pode ser irregular. Em alguns meses pode durar 3 dias, noutros pode durar até 7 dias. Também pode ficar alguns meses sem aparecer. Mas passado estes dois anos, em princípio ficará mais regularizado.



Pergunta: "O que se sente quando se está apaixonada?"

Resposta: A forma como se reage quando se está apaixonado, varia de pessoa para pessoa. Não há uma regra geral que determine a presença destes sentimentos…
Cada um deve identificar se começar a sentir-se diferente, mas quando se está apaixonado sente-se uma alegria especial, quando estamos na presença da outra pessoa. Começa a parecer que todos os momentos devem ser passados na sua companhia e as coisas ganham outro valor...



Pergunta: "Como fazer para conquistar um rapaz?"

Resposta: A resposta a esta questão já foi dada a um colega. Apesar de ser direccionada para conquistar uma rapariga, a ideia essencial é a mesma.



Pergunta: "Comecei a fumar droga. O que devo fazer para deixar?"

Resposta: Antes de mais tens que tentar compreender o porquê de teres iniciado o consumo de drogas (problemas pessoais e/ou familiares, o círculo de amizades também consumir, pressão de algum dos teus "amigos", necessidade de te sentires integrado no grupo, curiosidade, entre outros motivos). São muitos os motivos que levam uma pessoa a inicar o consumo de drogas.
Uma das primeiras coisas a fazer é mudar os hábitos que antecedem o consumo de droga. Por exemplo, se consomes quando vais a um determinado café, o ideal é deixar de frequentar esse mesmo café. Se consomes quando estás com um determinado circulo de amizades, então deves deixar de sair com essas pessoas.
São raras as pessoas que conseguem deixar o vício por si próprio. Portanto, aconselhamos-te a procurar ajuda/apoio junto do teu médico de família para tentar compreender se o consumo já se tornou um vício. Caso não te sintas à vontade, existe, em S. João da Madeira (frente ao Museu dos Chapéus), uma instituição que poderá ajudar-te a deixar o vício. É um serviço confidencial e que será útil para ti.
Não nos podemos esquecer que o consumos sistemático de drogas pode provocar perdas de memória, apatia, depressão, ansiedade, perda de controle, agressividade, desconfiança, alucinações, quebra do rendimento, problemas de relacionamentos, entre outros.
Sempre que quiseres, não deixes de expôr as tuas dúvidas neste espaço... vamos tentar ajudar!



Pergunta:"Ando sempre de diarreia. O que devo fazer para passar?"

Resposta: Antes de mais, deves entender a diferença entre diarreia e fezes pouco consistentes. Considera-se diarreia quando há um aumento do número habitual de evacuações, ou quando estas se apresentam com uma consistência bastante pastosa.
Se de facto uma pessoa tem diarreias com muita freqência, deve beber bastante água, uma vez que perde muitos líquidos nas fezes. Além disso, deve consultar o médico de família assim que possível, para que ele possa analisar o possível problema.



Pergunta:"Comecei a fumar e queria parar! Como fazer?"
Resposta:O mais importante para deixares de fumar é haver de tua parte força de vontade!
Se queres parar de fumar deves evitar locais onde estejam fumadores e não deves acompanhar amigos e colegas que fumem.
Acima de tudo, deves pensar em ti e no teu bem estar. Se os outros fumam, estão a prejudicar-se e se tens consciência de que este vício te faz mal... tens que ser tu a querer deixá-lo.
Ao longo da vida vais estar em contacto com pessoas que fumam, ou que têm outros vícios, mas lembra-te que a escolha de fazeres mal a ti próprio é sempre tua!!
Se a falta de nicotina te deixar com muita ansiedade, mastiga uma pastilha elástica ou come um rebuçado.



Pergunta:"Gosto de um rapaz mas ele não fala muito comigo. Como fazer para ele reparar mais em mim?"
Pergunta:"Gosto de um rapaz mais velho e ele já é repetente. Como fazer para ele reparar em mim?"
Resposta:Para estas duas questões, a resposta é semelhante.
Em primeiro lugar, deves entender que "forçar" as situações não é benéfico. As coisas devem acontecer naturalmente. Não deves fazer nada para te evidenciar ou agir de forma diferente daquilo que és. Se ele gostar de ti, vai aceitar-te tal qual como és.
Sê educada, meiga e mantém-te saudável e com hábitos de higiene e por certo vais encontrar alguém que partilhe momentos contigo.
Vive bem a tua juventude e não te precipites... Vais ter muitos anos para amar e ser amada.



Pergunta:"Com 12 anos faz mal fumar?"
Resposta:O tabaco faz mal em todas as idades!
O fumo do cigarro contém substâncias muito perigosas para a saúde, que se vão acumulando no nosso organismo, nomeadamente nos pulmões e intestinos. Quando se é criança ou jovem, estas substâncias não permitem aos orgãos desenvolver-se correctamente.
Pensa o que acontece aos alimentos que são postos no fumo, como os chouriços e os presuntos... Ficam pretos, secos... imagina o que esse fumo fará aos teus pulmões...



Pergunta:"O que vem antes do período?"
Resposta:(Vê a resposta que demos a uma questão idêntica)



Pergunta:"Quais os problemas que se podem ter a fazer hemodiálise? que cuidados devo ter?"
Resposta:As pessoas que fazem hemodiálise têm que ter atenção a não deixarem passar o dia em que têm que fazer, porque senão podem ficar com edemas (vulgarmente dizemos inchadas) porque o rim não funciona e a pessoa retém liquidos o que pode levar a problemas no coração.
Outro problema pode ser a anemia (estes doentes têm de fazer medicamentos à base de Eritropoietina) para não ficarem com anemia; outro problema são as infecções que podem levar a internamentos por infecções graves, Outros problemas podem ser: baixa de tensões, aumento do potássio, formigueiros, etc.
Quanto aos cuidados a ter, deves cumprir sempre as recomendações dos médicos no que respeita à medicação, à alimentação, e aos dias em que têm de fazer a hemodiálise.
Se forem de férias têm que levar os medicamentos e saber como ou onde poderão fazer os tratamentos.